Livros

Boa leitura!



MITOLOGIA DOS ORIXÁS
Reginaldo Prandi
Companhia Das Letras


'Mitologia dos Orixás' é a mais completa coleção de mitos da religião dos orixás já reunida em todo o mundo. São 301 relatos mitológicos, histórias que contam, por meio de imagens concretas e não de idéias abstratas, como são, o que fazem, o que querem e o que prometem os deuses desse riquíssimo panteão africano que sobreviveu e prosperou em países da América - em particular no Brasil e em cuba -, e que nos últimos anos tem sido exportado para a Europa. Ao narrar episódios em que se envolveram desuses como Exu, Ogum, Iemanjá e Iansã, Mitologia dos orixás chama a nossa atenção para sentidos vitais profundos e nos aproxima do vasto patrimônio cultural dos negros iorubás ou nagôs. O livro é ricamente ilustrado, com fotos coloridas de todos os orixás que se manifestam em cerimônias do candomblé no Brasil e ilustrações do artista Pedro Rafael.



MITOS YORUBÁS - O outro lado do conhecimento
José Beniste
Bertrand Brasil



Esta é mais uma obra de um autor consagrado pela qualidade de seus trabalhos sobre a Cultura Religiosa Afro-Brasileira. Os mitos justificam os ritos, e isto é revelado em histórias selecionadas que explicam os porquês do Candomblé; Erinlé veste couro; Omolu e Exu têm seus assentamentos do lado de fora das casas dos Orixás; o carneiro é a comida votiva de Xangô, mas é repelido por Yansam. Os mitos também explicam como a Terra foi criada e por que Oxalá recebeu este título; esclarecem sobre a importância e o perigo de Iya mi Oxoronga e o culto Egungun; decifram a história completa de Xangô e a sua disputa com Ogum pelo amor de Yansam; explicam a obrigação de Exu em fiscalizar os axés, provocar Orunmilá e criar conflitos entre Yemanjá, Oxum e Yansam.



Igbadu - A cabaça da existência
Adilson de Oxalá
Pallas



Olorun, Senhor Supremo do Universo, resolveu acabar com o ócio reinante no Orun e decidiu criar um mundo habitado por seres em tudo semelhante a Ele. Para o empreendimento, convocou todos os orixás, seus filhos, e sob o comando de Obatalá, seu primogênito, ordenou que partissem para criar Ayé. Para saber como ocorreu a criação do Muno, do Homem e o surgimento do culto aos Orixás e outros mistérios, leia esse livro que, pela primeira vez, reúne a mitologia de nagô em sua amplitude e diversidade.



Dicionário Yorubá Português
José Beniste
Bertrand Brasil














O Yorubá é uma língua viva, falada na Nigéria, no Sul da República do Benin, nas repúblicas do Togo e de Gana por cerca de 30 milhões de pessoas. No Brasil, foi mantido de forma expressiva, por meio da liturgia dos candomblés procedentes daquelas regiões, tornando-se um depositário fiel dessas tradições. Este dicionário contém mais de 18.000 verbetes; mais de 15.000 exemplos de frases traduzidas; explicações das palavras fundamentais; categoria gramatical das palavras para orientação na formação de frases; regras gramaticais; introdução básica ao aprendizado e à pronúncia do idioma yorubá; orientações básicas sobre a estrutura do idioma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário